TRATAMENTO
Infelizmente, não existe uma cura para a hemofilia atualmente. Entretanto, existem tratamentos que podem ajudar a prevenir e controlar os sangramentos, quando estes ocorrem, são eles:.


*Reposição plasmática do fator coagulante
O tratamento mais comum é a reposição do plasma contendo os fatores coagulantes por meio intravenoso. Em geral, isso é feito com sangue doado ou com um concentrado que não utiliza sangue humano, chamado “fatores de coagulação recombinantes”.
Essa reposição ajuda a prevenir sangramentos espontâneos e estancar feridas abertas. Pessoas com hemofilia grave podem precisar desse recurso com frequência, como medida preventiva, enquanto pessoas com formas mais leves podem precisar apenas após acidentes, cirurgias, entre outros.
O paciente pode receber esse tratamento no hospital ou em casa, pois existe a possibilidade do médico ensiná-lo a preparar e injetar a solução em si mesmo sozinho. Para hemofílicos do tipo C, o tratamento desse tipo só está disponível na Europa.

*Medicamentos antifibrinolíticos
Os medicamentos antifibrinolíticos ajudam a prevenir que os coágulos se desfaçam. A falta de algumas proteínas nesses coágulos pode torná-los mais frágeis e propensos ao rompimento e, por isso, esse tipo de medicamento pode ser receitado. Nesses casos, são receitados o ácido aminocaproico e o ácido tranexâmico.

*Desmopressina
Para hemofílicos do tipo A em grau leve ou moderado, a injeção ou spray de desmopressina pode ser uma opção de tratamento. A desmopressina é um hormônio sintético que simula a vasopressina, naturalmente presente no corpo. O papel desse hormônio na coagulação é importante, pois contribui para a liberação do fator VIII, o que, consequentemente, aumenta sua disponibilidade no sangue.
Pode ser administrada através de injeções ou spray nasal. Entretanto, não deve ser usado com frequência, apenas em situações realmente necessárias. Por isso, não é recomendada como medida preventiva para hemofílicos graves.
na Europa.

*Colas de fibrina
As colas ou selantes de fibrina são uma espécie de cola orgânica que auxiliam na coagulação e cicatrização de certos cortes e lesões. Muito utilizada em cirurgias, essas colas podem ser aplicadas no local do ferimento. Pode ser útil em procedimentos cirúrgicos e odontológicos.
Existem colas de origem animal e colas feitas a partir do plasma humano. Alguns organismos podem rejeitar as colas de origem animal e, nesses casos, é mais indicado o uso de colas humanas.

*Fisioterapia e exercícios físicos
Os sangramentos e hemorragias podem causar danos nos músculos e nas articulações. Por isso, a fisioterapia se faz necessária, para tirar o máximo proveito dos movimentos e tecidos não danificados.
Exercícios físicos também podem ajudar, além de contribuir para maior qualidade de vida. Em geral, os exercícios recomendados para hemofílicos são aqueles com a menor possibilidade de machucar os músculos ou articulações, como caminhadas, natação, entre outros.

*Cirurgias
Quando as hemorragias internas chegam a causar danos aos músculos e juntas, pode ser necessária intervenção cirúrgica para reconstrução, religamento de tendões, entre outras.

